Você já pensou que aprender com os problemas pudesse ser um método de ensino?
Na busca pelo desenvolvimento de conteúdos conceituais e trabalhos colaborativos, o método de ensino e Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP foi desenvolvido.
Sua aplicação traz benefícios para docentes, alunos e toda a sociedade, com a aplicação de conhecimentos em diferentes áreas, fomentando a autonomia, pensamento crítico e a busca por soluções criativas.
Então, se a sua Instituição de Ensino ainda não utiliza essa metodologia e deixa de aproveitar toda a potencialidade que ela tem a oferecer, esse artigo é para você!
Venha com a gente e saiba quais são as principais vantagens da ABP e como colocá-la em prática.
O que é a aprendizagem baseada em problemas?
Originalmente, esse método de ensino e aprendizagem nasceu na escola de medicina de McMaster, na cidade de Hamilton, no Canadá, em 1965. O objetivo para a sua criação estava relacionado a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades médicas dos alunos em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, com situações mais próximas da realidade possível.
Desde então, a metodologia vem sendo aplicada no ensino como um todo, sem necessariamente estar ligado a área da medicina, utilizando problemas da vida real para iniciar a discussão de um determinado conteúdo.
Alguns registros afirmam que no Brasil, o método começou a ser aplicado na década de 90, com foco no Ensino Superior. Com ele, os estudantes são instigados a refletirem sobre a situação que enfrentam, assim como pesquisar soluções de forma criativa e autônoma, com o direcionamento eficaz do professor.
Características e princípios da ABP
Quando o assunto é a Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, algumas características se destacam, como:
Trabalho em pequenos grupos
Busca pela aprendizagem significativa
Respeito à autonomia do estudante
Educação permanente
Avaliação formativa
Essas características ajudam a exemplificar o método, mas ainda existem outros fatores e características que foram levados em consideração durante seus estudos.
De acordo com as ideias do psicólogo Jerome Bruner, a aprendizagem era o resultado de três processos, que acabam ocorrendo quase que de maneira simultânea.
Esse processo, envolve a aquisição de uma nova informação, que confirma ou contradiz as provas do aluno, passando para a transformação das ideias, que serão adaptadas à nova informação para que finalmente, haja uma avaliação da adequação da informação.
Enquanto isso, o pedagogo John Dewey dizia que o conhecimento começa com um problema e termina com sua solução, passando apenas por um processo indagativo e reflexivo.
De qualquer forma, é possível notar que independentemente do conceito, o processo só ocorre quando há interesse por parte do aluno, que irá chega a uma solução movida pela curiosidade e interesse na descoberta.
Quais são as vantagens do método ABP em relação as metodologias tradicionais?
Um dos problemas mais enfrentados nas salas de aula atualmente, é a dificuldade em manter a atenção e o interesse dos alunos. Com o excesso de tecnologia e informações que recebem constantemente, manter o foco e exercitar o pensamento, pode ser um grande desafio.
Por isso, a Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser uma grande aliada nesse processo, fugindo do tradicional com suas aulas expositivas e repletas de situações a serem solucionadas.
Esse método, traz vantagens como:
- Interesse dos estudantes pelo aprendizado;
- Incentivo ao protagonismo juvenil;
- Promoção do pensamento crítico e da criatividade;
- Preparo para os desafios do mercado de trabalho;
- Favorecimento da interdisciplinaridade;
- Desenvolvimento de competências interpessoais como comunicação, colaboração e trabalho em equipe;
- Apoio aos professores na relação de conteúdos apresentados em sala com as necessidades e problemas atuais;
- Alinhamento com as competências gerais da Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Como aplicar a Aprendizagem Baseada em Problemas na escola?
Para aplicar esse método na sua IES, você pode dividir os estudantes em pequenos grupos, cada um com um líder. Nesse caso, o líder será responsável por avaliar o comprometimento de si mesmo e dos colegas junto com o professor, seguindo os passos a seguir:
Apresentação do problema
Esse é o primeiro passo a ser dado na aplicação do método. Antes de tudo começar, o professor fica responsável por contextualizar a situação/problema aos alunos.
Assim que isso for feito, os alunos poderão conversar entre si sobre o tema e elaborar um relatório parcial com as principais informações sobre o caso.
Todo o material produzido deve ser revisado pelo professor antes, para que possa orientar os alunos sobre os próximos passos.
Pesquisa e análise de soluções
Depois do relatório ser aprovado pelo professor, os grupos poderão seguir com a pesquisa, consultando livros, artigos, vídeos, enfim, tudo o que puderem para entender os conceitos de seu problema da melhor forma possível.
Depois, as discussões para as possíveis soluções devem ser iniciadas. Todo o grupo deve entrar em consenso sobre a melhor solução, considerando prós, contras, custos, execução etc.
Relatório final
Nessa etapa, todas as informações obtidas para a resolução do problema devem ser apresentadas no relatório. Esse documento deverá conter a decisão final do grupo, com bases e argumentos sólidos, como fontes bibliográficas, pesquisas científicas, estatísticas etc.
Apresentação para a turma
Aqui, há o incentivo para o compartilhamento das informações obtidas com toda a classe. Toda a pesquisa desenvolvida poderá ser compartilhada, com o objetivo de informar e propor a melhor solução a todos.
Relatório do líder
O líder de cada um dos grupos será responsável por fazer uma avaliação de si mesmo e de seus colegas, com o objetivo de identificar possíveis melhorias ou sugerir estratégias para a superação das dificuldades enfrentadas pelo grupo.
Ao final, o professor poderá conduzir uma aula expositiva, com o intuito de aprofundar os conceitos estudados, ampliando o debate para todos os grupos.
Para quem o método ABP é indicado?
Todas as IES que buscam soluções práticas para a participação de seus alunos, podem e devem utilizar este e tantos outros métodos de ensino, que promovem as metodologias ativas de ensino.
Diretores e coordenadores escolares interessados em metodologias inovadoras para melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Professores de ensino fundamental e médio que buscam novas abordagens pedagógicas para promover o pensamento crítico e a criatividade em sala de aula.
Gestores e especialistas em educação que desejam compreender as vantagens da aprendizagem baseada em problemas para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Então, se você parte de um desses grupos, a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método indicado para você!
Transforme seus métodos através do saber crítico e criativo, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para os seus alunos.
Comments