Tecnologia inclusiva: 4 Ferramentas que podem potencializar a maneira que sua IE ensina
top of page

Tecnologia inclusiva: 4 Ferramentas que podem potencializar a maneira que sua IE ensina

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no uso de tecnologia em nossas vidas cotidianas. Desde smartphones até assistentes de voz e dispositivos vestíveis, a tecnologia está transformando a maneira como interagimos uns com os outros e com o mundo ao nosso redor. No entanto, apesar de seus muitos benefícios, a tecnologia também pode criar barreiras para as pessoas com deficiência, dificultando a inclusão digital e a igualdade de acesso.


O que você vai ler aqui:

  • O que é Tecnologia Inclusiva?

  • Quais os beneficios para a educação?

  • 4 ferramentas que potencializam o método de ensinar.



O que é Tecnologia Inclusiva?


A tecnologia inclusiva é um conceito que busca desenvolver soluções tecnológicas que sejam acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades ou limitações. Em outras palavras, é uma forma de tornar a tecnologia mais inclusiva e equitativa, garantindo que todas as pessoas possam usufruir de seus benefícios.


Por exemplo, os smartphones modernos possuem recursos de acessibilidade, como leitores de tela e ampliadores de tela, que tornam os dispositivos acessíveis para pessoas com deficiência visual. Além disso, a tecnologia vestível, como relógios e pulseiras, pode monitorar a saúde e o bem-estar das pessoas, incluindo aquelas com deficiências físicas. E o reconhecimento de voz pode ser uma ferramenta valiosa para pessoas com deficiências motoras que têm dificuldade em digitar em um teclado.


Quais os beneficios para a educação?


Você sabia que a tecnologia inclusiva pode transformar a educação e torná-la mais acessível para todos os alunos? Isso mesmo! A tecnologia inclusiva na educação pode trazer uma série de benefícios para os estudantes, independentemente de suas habilidades ou limitações.


Uma das principais vantagens da tecnologia inclusiva na educação é a personalização do aprendizado. Com a ajuda da tecnologia, os professores podem criar um ambiente de aprendizado personalizado para cada aluno, levando em consideração suas habilidades e necessidades individuais. Por exemplo, um aluno com deficiência visual pode usar um leitor de tela para acessar o conteúdo do curso, enquanto um aluno com deficiência motora pode usar tecnologia de controle de voz para interagir com o computador.


Outro benefício da tecnologia inclusiva na educação é a acessibilidade. A tecnologia pode ajudar a tornar o conteúdo do curso mais acessível para todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Por exemplo, as legendas de vídeo podem ajudar os alunos com deficiência auditiva a acompanhar o conteúdo, enquanto os recursos de texto para fala podem ajudar os alunos com deficiência visual a acessar o conteúdo de leitura.


Além disso, a tecnologia inclusiva pode ajudar a promover a inclusão social na sala de aula. Os alunos com deficiência muitas vezes se sentem excluídos e isolados dos outros alunos, mas a tecnologia inclusiva pode ajudá-los a se integrar melhor com o resto da turma. Por exemplo, a tecnologia de comunicação alternativa pode ajudar os alunos com dificuldades de comunicação a se comunicar com seus colegas e professores.


Por fim, a tecnologia inclusiva na educação pode ajudar a preparar os alunos para o mercado de trabalho. Ao usar tecnologia inclusiva na sala de aula, os alunos aprendem a trabalhar com tecnologia acessível e a se adaptar a diferentes ambientes de trabalho. Isso pode ser especialmente importante para os alunos com deficiências, que muitas vezes enfrentam barreiras no mercado de trabalho.


4 ferramentas que potencializam o método de ensinar

A Microsoft desenvolveu algumas ferramentas gratuitas que podem auxiliar a sua IE, confira abaixo:

  • Reading Progress: É uma ferramenta da Microsoft que ajuda a melhorar a leitura em sala de aula. É um recurso projetado para ajudar os educadores a rastrear o progresso de seus alunos na leitura, fornecendo insights sobre habilidades de leitura, velocidade, fluência e compreensão.


  • Reading Coach: É uma ferramenta de aprendizado de leitura que ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de leitura em sala de aula. Ele foi projetado para ajudar alunos de todas as idades e níveis de habilidade a desenvolver habilidades de leitura críticas, como fluência, compreensão, vocabulário e precisão.


  • Speaker Coach: É uma ferramenta de inteligência artificial projetada para ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades de apresentação em público. Ele é uma extensão do Microsoft PowerPoint e oferece feedback em tempo real para ajudar os apresentadores a aprimorar sua técnica de apresentação e melhorar o envolvimento do público.


  • Search Coach: É uma ferramenta de aprendizado de pesquisa projetada para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de pesquisa online. A ferramenta é voltada para estudantes que precisam realizar pesquisas online para trabalhos escolares ou acadêmicos.

Sendo usadas para criar uma experiência de aprendizado mais personalizada, inclusiva, interativa e eficaz para os alunos. Elas podem ajudar os educadores a alcançar um maior sucesso acadêmico, melhorar a qualidade do ensino e preparar os alunos para um futuro de sucesso na vida.



35 visualizações0 comentário

Ultimos artigos

Receba nossos conteúdos

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Receba conteúdos sobre o mercado de educação e nossas plataformas

Obrigado(a)

bottom of page